2015-12-04 12:25:421º Colóquio de Partilha de Experiências de Gestão no 3º Setor

< Voltar
Presentation1

Realizou-se no dia 4 de dezembro, nas instalações da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, o 1º colóquio da E3S dedicado ao tema “Partilhar Experiências de Gestão no 3º Sector”, tendo comparecido um total de 101 participantes, representando 48 Organizações da Economia Social.

Totalmente organizado pelos voluntários da E3S, o colóquio teve por objectivo a partilha de experiências de gestão entre as Organizações participantes, tendo a oradora principal Dra. Mariana Ribeiro Ferreira, ex-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, dissertado sobre o tema Gestão e Qualidade nas Instituições.

Seguiram-se dois paineis de debate subordinados ao temas “Certificação de Qualidade, um luxo para este sector?” e “A Partilha como um Instrumento da Sustentabilidade”.

No 1º painel, o Dr. Ricardo Lopes Ferro, Diretor Geral da Bureau Veritas Certification, dissertou sobre os diferentes referenciais de avaliação e certificação da Qualidade, apresentou a nova ISO9001:2015, destacando as principais diferenças face à anterior versão e qual o efeito desta mudança nas Organizações Sociais. Participaram também neste painel a Dra. Ivone Félix, Diretora Executiva da Cercioeiras que deu testemunho sobre os desafios que a organização enfrentou para obter a certificação de qualidade e os quais os reflexos na gestão da organização e a Dra. Margarida Oliveira, Diretora Técnica do Saltarico, que deu testemunho sobre a realidade de uma Organização que implementou os conceitos da qualidade e quais os prós e contras das necessárias adaptações face às mudanças requeridas

 No 2º painel, o Eng. Luís Castro, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico, deu a conhecer o Programa “Observar e Aprender”, projecto inovador de aprendizagem através da partilha, em curso nas Universidades do Porto e de Lisboa, reflectindo nas mais valias obtidas pelas partes interessadas. De seguida, Stephanie Silva, Técnica de Gestão e Qualidade do CSP São Domingos de Rana testemunhou sobre a sua experiência na implementação de boas práticas de gestão e de sistemas de gestão da qualidade e de que forma a partilha de conhecimento poderia facilitar essa tarefa. 

No final do 2º painel, a Eng. Mercedes Esquível, professora no Instituto Superior Técnico e membro da Direcção da Associação, apresentou o novo Projeto “Partilhando…  Aprende-se” da  E3S.

O colóquio terminou com os participantes a debaterem as apresentações efectuadas. Com o intuito de fomentar a partilha de conhecimento entre as Organizações, foram disponibilizadas aos participantes do Colóquio as apresentações das Organizações que deram testemunho das suas experiências.