2016-12-13 09:19:502º Colóquio de Partilha de Experiências de Gestão no 3º Setor

< Voltar
IMG 7221

Prosseguindo o seu objetivo de divulgar e partilhar conhecimento de gestão na Economia Social , a E3S realizou no dia 6 de dezembro o 2º Colóquio subordinado ao tema Sustentabilidade e Gestão no 3º Setor, no auditório da FPC - Fundação Portuguesa das Comunicações.

A abertura do Colóquio ficou a cargo da Eng. Teresa Salema, que em representação da FPC demonstrou como a garantia da sustentabilidade futura assenta na boa gestão dos recursos, dos riscos e da relação com os stakeholders. De seguida, o enquadramento foi efectuado pelo Prof. Fernando Ribeiro Mendes, administrador do Montepio, que começando por tipificar as entidades da economia social, seus princípios e objetivos, realçou a importância do Governo das Organizações na qualidade da gestão.

No 1º painel dedicado ao tema Presente ou Futuro preocupante nos sistemas de Ação Social, a Prof. Maria João Valente Rosa, Diretora da Pordata, apresentou a evolução demográfica dos últimos 40 anos, destacando os novos desafios que se colocam às entidades da economia social, a Dra. Maria Folque, Associada Consultora da Vieira de Almeida & Associados Sociedade de Advogados, descreveu os desafios legais enfrentados pelas IPSS e o Dr. Pedro Carvalho, CEO da Finance for Social Impact, revelou dados preocupantes sobre a sustentabilidade financeira das IPSS, através da apresentação de um estudo realizado pelo Dr. António Figueiredo, ex Presidente da UDIPSS de Setúbal.

No 2º painel, com o tema Potenciais soluções para garantir a sustentabilidade, a Dra. Paula Passarinho, da Direção do CSP do Pinhal Novo, destacou a necessidade de se atrairem voluntários qualificados para as Direções das Organizações Sociais de forma a otimizar a sua gestão e a Eng. Ana Claúdia Coelho, Diretora dos Serviços de Sustentabilidade da PwC de Portugal, apresentou a perspectiva empresarial para o exercício da sua responsabilidade social e como as Organizações Sociais deverão entender e responder a essa perspectiva.

A terminar a Dra. Paula Marques apresentou os programas da E3S e a forma como eles poderão ajudar as Organizações da Economia Social a melhorar o seu desempenho, garantindo a sustentabilidade futura e uma maior qualidade nos serviços que prestam.

O Colóquio contou com a presença de 118 participantes, em representação de 64 Organizações da Economia Social.