2021-03-08 15:50:58A Gestão Ambiental traz benefícios reputacionais, financeiros, para os processos de trabalho e para os colaboradores. Conheça como implementar na sua organização.

< Voltar
Imagem 779466454

Num momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, que tem em agenda o Pacto Ecológico Europeu, as atenções estão particularmente orientadas à Gestão Ambiental. E as organizações do 3º setor não devem ser uma exceção. A pensar nisso, a E3S (Associação apoio à excelência no 3º setor) divulga hoje dois Guias Práticos sobre esta temática.

A Gestão Ambiental é a adoção de um conjunto de práticas destinadas a minimizar as alterações no ambiente resultantes das atividades, produtos ou serviços da organização. A implementação de um sistema de gestão ambiental (SGA) nas organizações é voluntária, mas poderá trazer benefícios a vários níveis, de financeiro, aos processos de trabalho, aos colaboradores e reputacional.

Com o Guia designadoGestão ambiental - como começar?pode conhecer como realizar a análise inicial da situação “ambiental” da organização, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria numa base contínua. Em complemento, com o Guia Prático Gestão Ambiental - resíduospode consultar as medidas de redução, reutilização e reciclagem de desperdícios (3R) resultantes das atividades da sua organização.

Os conteúdos aqui referidos foram preparados pela voluntária Mercedes Esquível que pode conhecer na página da equipa da Associação.

Para além destes Guias, pode consultar outros artigos relevantes na seçãoAmbiente” do Puzzle de Gestão, nomeadamente “Redução de consumos – Papel”, “Redução de consumos – Água” e “Significado da simbologia dos plásticos, Ambiente”.

Para mais esclarecimentos sobre estes conteúdos ou apoio adicional, não hesite em contactar-nos.

A equipa E3S.