Projectos

Partilhando... Aprende-se

Partilhando... Aprende-se

É um programa inovador que se baseia na:

  • Criação de uma rede de partilha entre Organizações do Terceiro Setor como forma de diagnosticar potenciais áreas de melhoria na Organização participante;
  • Apoio de voluntários qualificados em gestão para o desenvolvimento e implementação de planos de trabalho para desenvolver a gestão da Organização

São objetivos deste programa:

  • Desenvolver a gestão das Organizações Sociais, melhorando a formação dos seus colaboradores através da observação de outras práticas nas Organizações Sociais participantes.
  • Fomentar a construção de uma rede de partilha de conhecimento e troca de experiências.
  • Construir um espaço de formação, baseado num esquema de observações, onde a aprendizagem é feita através da informação recebida pelas Organizações participantes das diferentes realidades observadas in loco.
  • Desenvolver elementos de suporte (p.ex. manuais e ferramentas de gestão) específicos para os modelos de gestão das Organizações.

Este programa reúne 12 Organizações participantes, incorporadas em 4 grupos, cada um deles coordenado por 2 voluntários qualificados em gestão, tem uma duração de 7 meses e é constituído por 3 fases durante as quais se efectua:

  • A avaliação do estado de desenvolvimento do sistema de gestão da Organização; através de observação interpares in locco;
  • A identificação e a priorização das oportunidades de melhoria em cada organização;
  • A definição e implementação das metodologias que permitem concretizar as oportunidades de melhoria e
  • A medição dos resultados alcançados.

Perguntando... Resolve-se

Perguntando... Resolve-se

Este programa pretende responder eficazmente a questões colocadas por Voluntários e/ou Organizações sobre temas relacionados com a gestão e a qualidade.

Com diferentes níveis de resposta adaptadas à necessidade existente, este programa

  • Disponibiliza um endereço de e-mail para pedidos de apoio, com resposta em menos de 24h
  • Promove a visita à Organização e/ou o contato telefónico/skype
  • Aloca um voluntário com as competências adequadas para o acompanhamento da Organização